Seguidores

terça-feira, 10 de maio de 2011

Moto chopper e custom parts

O estilo chopper vem de longa data no meio motociclístico. De acordo com alguns estudiosos e curiosos do assunto, ele começou a ser difundido de uma necessidade básica de alguns “motoqueiros”. Durante a 2ª grande guerra, a montadora americana Harley Davidson, forneceu containers de motos, produzidas especialmente para este fim. Foi a época que a Harley mais produziu em série e por ser a 1ª moto que se tem notícia, ela eternizou-se como a marca e o modelo mais conhecido mundialmente.
Depois que terminou a guerra, estas motos ficaram por muito tempo estocadas como material do “pós-guerra” e acabaram sendo vendidas ou leiloadas como artefatos sem utilidade. Os soldados que agora tornaram-se civis e voltaram para a normalidade de suas vidas, começaram a sentir-se muito entediados, já que não sentiam mais a vida por um tris como na guerra, e não estavam mais acostumados a vida de casa, mulher e filhos, faltava a adrenalina, faltava a eminência do ataque, faltava o risco e junto com ele o perigo. Então estes mesmos compraram estas motos em leilão, para se sentirem menos entediados com suas vidas de civis que agora levavam. Elas eram pesadas e vinham com muitos acessórios, caixas e dispositivos para se levar ferramentas e munições e eram usadas como meio acessível de transporte nos campos de batalha e acampamentos. Como estes acessórios deixavam as motos pesadas, estes ex-soldados começaram a cortar todos os excessos. Dai vem o nome chopper: cortar. Deixavam apenas os básico, muitas não possuíam nem paralamas dianteiro e nem freio dianteiro, roda livre. Em suma, sem os excessos a moto rodava livre e ganhava mais velocidade, um bom exemplo é a moto usada por Peter Fonda em Easy Rider (Sem Destino) de 1968, a moto do Capitão América. Este filme também serviu para difundir o estilo chopper.
Atualmente o espírito chopper ainda vive, presente em pequenas mas expressivas oficinas, as vezes improvisadas na garagem de alguma casa, pois este espírito é cigano e ele anda. Mecânicos e simpatizantes constroem verdadeiras obras de arte em cima de duas rodas. Como é o caso de um pessoal de Imbituva que está surpreendendo e ganhando a cena underground. Encabeçados pelo mecânico Junior que tive o prazer de conhecer pessoalmente e trocar algumas ideias a respeito do assunto e inclusive “encomendar” a execução de um projeto chopper rat bike, que já há algum tempo descolei este projeto mas ainda não tinha achado gente competente e que tenha o espírito chopper para concretizá-lo. O custom parts Junior com certeza foi o precursor do 1º chopper que rodou em terras imbituvenses... o cara que foi o criador da criatura de outro planeta!!! Este mecânico é um verdadeiro artesão, ele parte do zero, adapta em cima de qualquer projeto, cria, inventa, improvisa, corta, aumenta, diminui, enverga, estende, lembra um músico de jazz, sempre improvisando arranjos ao vivo e a cores. E quem faz o que gosta, sempre faz bem feito, tem o talento e o dom, um verdadeiro artesão que modela metais pesados, forjando formas distorcidas que viram verdadeiras obras de arte. Junior com certeza tem o que muitos chamam por ai de espírito chopper.
Na foto abaixo uma Harley usada na 2ª guerra mundial e todos os dispositivos que ela possuía para o transporte de material bélico, logo abaixo as criações de Junior no mais ousado estilo chopper, Another Planet (laranja) e a Las Vegas (azul).





2 comentários:

Antenna Gibathe disse...

Minha homenagem a ti, Mestre Henry:

Tenho um coração e dois palitos
Um pote de balas e pirulitos
As balas são de revólveres
E os pirulitos envenenados

Os palitos são de fósforo
E o coração eu nunca vi

Tenho um cravo e um lenço
Uma vela e um incenso
Tenho um calendário e um castiçal
Um terno preto e um punhal

Aprendi a voar
Em uma moto no asfalto
Não sei chorar baixo
Mas aprendi a falar alto
Falo alto em nome de meu povo
Se não há justiça para os fracos
Que minha ira prevaleça sobre os fortes
Empunho minha honra para além de minha morte

Sou herdeiro de meu destino
Sou a cruz do Contestado
Uma lenda uma história,
O desconhecido e o encontrado

x.x disse...

oi henry se uder me segue no meu blog novo!
nova fase de vida,novo blog,conto da vampira ja tava me deixando com eskisofrenias a parte.
este eh o novo!

http://monalisashakesperiana.blogspot.com/