Seguidores

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Henry Claude Stelmarsczuk - Mais que uma invenção



MAIS QUE UMA INVENÇÃO

Há boatos (veementes) que defendem que Henry Claude Stelmarsczuk existe. Mas talvez não se possa crer muito nisso. A data de 25 de agosto de 1985 em um registro civil pode ter sido forjada por alguém, quiçá pelo responsável pelo cartório, que poderia ter uma grande necessidade de ser outro, de ter um heterônimo para escrever sua poesia. Seja como for, existindo ou não, Henry Claude é um poeta maldito. E poeta no sentido pleno da palavra: é alguém que poetiza a todo instante, fazendo com que sua poesia maior se situe em sua vida (ou não-vida), para além, muito além de seus livros.
Há dois anos lançou Niilismo dos Símbolos, um cântico soturno sobre os labirintos do seu próprio espírito. Com Aforismos de Cordélia o poeta se afasta um pouco de si, e se coloca à disposição de um caminho de insanidades, mas também de muito amor.
Com influência simbolista, notadamente Cruz e Souza e Baudelaire, e, sobretudo, com forte influência de Drummond, Henry Claude vem traçando uma rota isolada, como que um largo caminho aberto, à margem de todos os caminhos, como que uma estrada desprovida de contatos com estradas que não sejam aquelas que partem de seu próprio coração.
Sua poesia é mais que um desabafo – é um descaminho, um desconcerto. Ouçamos com atenção o que o poeta tem a nos falar. Ele ouviu seu coração, e só aqueles que conseguem este feito merecem ouvidos abertos e francos. E isto considerando, talvez possamos dizer que os boatos se confirmam: Henry Claude existe mesmo. Não é apenas uma invenção.

Por Maygon André Molinari

PS: Fotografado bebendo catuaba com rosa do amor num desses sarais literários...

2 comentários:

Anônimo disse...

Kara! Meeeeeeeeeeu Deus kara! me responda: Quem de v c fez esta ideia genial? Não! só pode ser o meu amigo HC? Não é? o ÉTER! Me conta p/ mim quem deu essa ideia magnifica de beber catuaba com a rosa do amor? vai conta! Aposto que é o MD que deu essa ideia ou se não o ki suco.....Kara conta o que ela significa ao teu respeito pois Guy the Horsemen até sabe o que é mais não quer se expressar se não dá errado o nosso plano..... ATT: Seu brother Guy ou melhor (Lars)

HENRY CLAUDE STELMARSCZUK disse...

Prezado Guy.
Partiu da iniciativa de HC e foi apreciada por seus correlegionários. Beber catuaba com a rosa do amor é a exacerbação do sentimento de Eros. A catuaba com suas propriedades afrodisíacas somatiza o plus de potência presente implicitamente nos pistilos da rosa do amor. O resultado é o êxtase conjunto de Eros e de seus adoradores. E se fizermos um orgone neste momento, o desvario será total. Você ainda irá provar deste drink manipulado por HC, O Soberano da Casa, em sua farmacopéia e servido homéricamente nos ledos e levianos sarais literários.