Seguidores

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Matéria sobre os Trapus de Luxo (in concert)











Uma viagem pela selvageria que somente o rock e seus subgêneros são capazes de despertar, quando ouvidos em alto e bom som. É assim que posso definir o demo da banda Trapus de Luxo (in concert) do interior de Irati, Paraná. Formada há 3 anos, por Henry Claude Stelmarsczuk (guitarra, vocal e composição), Rodrigo Stelmarsczuk (bateria) e Márcio Duda (baixo), lançam neste mês o cd demo ” Na hora do coito”, que alia atitude e bom humor, o mais sacana, em suas letras. Vide o nome que leva o álbum. A partir do nome da banda, titulo do disco, capa e contra-capa, podemos ter uma leve impressão do conteúdo.
Aparentemente para o ouvinte comum, apenas mais um disco de rock seguindo a lendária tríade de sexo, drogas e rock’n’roll. Mas os Trapus vão mais além. Variam do bom hard rock (No bar), para explodir sem advertir e inesperadamente na próxima faixa num violento punk rock alá Titãs anos 80 (Acenda a luz, apague a luz). Sem contar os temas históricos da humanidade que sempre surgem como polêmica, como a Inquisição, a guerra, a Igreja e o satanismo, abordados na faixa “Conventos, Mosteiros e Sacristias”.
Destaque para a primeira faixa, um hard rock que é um pesadelo, o mais sacana de todos, recomendado para se ouvir em almoços e jantares onde toda a família está presente. Com acordes incisivos, tribais, secos e repetitivos, crispações incomôdas que explodem em um refrão em forma de orgasmo, lembrando o ato do coito. Termo usado no período do Brasil Colônia para denominar com mais pudor o ato sexual, segundo o que nos conta o vocalista e guitarrista Henry Claude, que também é historiador e compôs a música e o restante do disco, (diga-se de passagem, que todos os integrantes da banda são formados em história). Está música, sem dúvida é uma ameaça constituída ao feminismo, mas segundo Henry Claude, ” ela é uma homenagem informal a todas as cortesãs do Brasil, tão importantes na disseminação de bordéis, e muitas vezes fundamentais na vida de alguns homens na história”.
É bom evidenciar que os três integrantes da banda são formados em história e ainda o vocalista é escritor nato (Natu Nobilis é seu whisquey), assim ouvindo o álbum, podemos ter um vaga noção de onde derivam suas músicas, a princípio diz ele que elas provém da experiência, extrínseca e intrínseca, nua e crua, estas seriam as responsáveis pelo ato criador, somando-se ao conhecimento histórico de práxis e o principal, a vontade de fazer um rock sem frescura.
É assim como se os Trapus chegassem sem nos conhecer e já nos levassem para a cama e fizessem o que deve ser feito, ou “aquilo que o diabo gosta”. Enfim, tenho muito mais a dizer, mas o espaço é limitado. Mas saliento, os Trapus de Luxo (in concert), me arrebataram como poucos da atualidade e das redondezas. Eles fogem do lugar comum, são sátiros, irônicos, criativos, selvagens e incisivos. Ou você sente ódio ou amor, jamais indiferença ao ouvir o álbum na “Hora do Coito”. Segundo eles o objetivo é provocar no ouvinte o “extinto de destruição”, ou ”Appetite for Destruction”, citando Guns’n’Roses, “destruir para construir, quebrar as antigas e as novas tábuas que estão escritas pela metade” como diz o irreverente e irrequieto Henry Claude, porta voz dos Trapus. Sobre influências, posso dizer que eles pegaram duas colheres de AC/DC, meia xícara de Velhas Virgens, duas pitadas de Metallica, Ultraje a Rigor a gosto, James Gang para temperar, polvilhado com Lixomania e batessem tudo num liquidificador gigante e destilassem a “Leda Quintessência*” do rock’n’roll.
Recomendo...

Obs:*Leda Quintessência, bebida oficial dos Trapus de Luxo (in concert).

Dionisio Marinski
Editor da Revista Underground
Ediçao nº6

3 comentários:

Feérica "Psychedella" Fuzilêra disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
VLAD disse...

Bacana! Continuem com o trabalho! Som na cabeça e fé no mundo! Onde eu consigo comprar o CD docês?

HENRY CLAUDE STELMARSCZUK disse...

Kara, entre em contato pelo email motorh@ibest.com.br... lá vc pode encomendar seu cd autografádo e mais outras coisitas... vc ainda vai ver que Trapus de Luxo vai além do rock'n'roll...são revoluções por minuto... abraços man!!!