Seguidores

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

BANDA MAQUINÁRIA DE GUARAPUAVA -PR : TRÊS DÉCADAS DE HEAVY METAL



Entre muitas andanças, encontro e desencontros, eles agora estão de volta e se consideram os vovôs do rock em Guarapuava. Osni Santos, Junior Batista e Adriano Ribeiro dão vida à Maquinária, uma banda que em 2014 vai completar 27 anos. A banda surgiu em 1987 e foi uma das primeiras na cidade a tocar músicas próprias no estilo heavy metal .  Nessa época existiam outras bandas de rock’n’roll,  como: Bicho da Seda, Os Infiéis, Vôo Livre, mas que executavam estilos diferentes. Em 1990 a banda terminou. Osni virou cantor gospel, Junior e Adriano tocaram em outras bandas. Em 2012 houve o reencontro dos três e o som que começou sendo feito para matar a saudade foi o sopro que precisava para a Maquinária reviver.
“A gente passou por muitas dificuldades. Quando começamos  em Guarapuava ainda não haviam lojas especializadas em equipamentos musicais, discos ou qualquer conteúdo de gênero musical. Tudo isso vinha de fora de maneira lenta e quando chegava aqui na cidade já estava ultrapassado. Músicas, informações e tendências não eram consumidas ao mesmo passo que aconteciam”, relembra Osni.
Pra quem buscava produtos ou informações do mundo underground, tinha que viajar à  cidades próximas como Ponta Grossa e Curitiba para conseguir. Mesmo com todas essas dificuldades, os músicos Osni (guitarra e vocal), Nilson Ramos (baixo), João Marcos (vocal) e Edvalci (bateria), desbravaram o desconhecido e fizeram acontecer. Autodidatas, compunham músicas em português, com conteúdo de impacto e atitude e em uma garagem passaram a ser o rock, não apenas consumi-lo. Surgia a Maquinária!
A banda passou por algumas dificuldades e acabou terminando em meados de 1990, mas retornou em 2012 com uma nova formação: Júnior Batista assumiu o posto de baterista e Adriano Ribeiro o baixo. Os vocais continuam com Osni Santos que também é o compositor.
A facilidade da realidade atual, o desenvolvimento da música em Guarapuava com estúdios do mesmo nível de outras cidades de maior porte, possibilitou que o sonho de décadas se tornasse realidade e  a Maquinária lançou o seu primeiro vídeo clipe “Nada Será em Vão”, filmado em um ferro velho da cidade, que segundo os músicos,  o cenário tem tudo a  ver com o nome da banda.
“Esse retorno, essa volta aos palcos tem nos dado muita alegria. Hoje o nosso público amadureceu assim como nós. Nossos fãs de antigamente que assistiam nossos ensaios eram crianças e hoje vão aos nossos shows levando os filhos; os mais velhos, da nossa idade também e já nos chamam de vovôs do rock em Guarapuava”, diz Osni.
Para Junior, Guarapuava tem hoje,  músicos altamente competentes, que vivem da música, do rock mais precisamente, e que já ouviram falar da Maquinária. “Agora todos terão oportunidade de relembrar ou saber quem foi a banda que contribuiu para o rock guarapuavano, independente e de cara limpa”.
Veja o video: http://www.youtube.com/watch?v=cqtIBMfvaMw
http://www.redesuldenoticias.com.br/noticia.aspx?id=58363
 
 

Nenhum comentário: