Seguidores

terça-feira, 26 de julho de 2011

Patrimônio da Cultura Eslava















A igreja, construída a partir de 1889 e inaugurada em 1903, está localizada na Serra do Tigre, em Mallet-Paraná. A base de sustentação do imóvel são troncos encaixados e recobertos de madeira. As paredes são triplas, onde a madeira foi encaixada com pouco uso de pregos. Apresenta ainda, no interior, pinturas com imagens de São Nicolau, Nossa Senhora e São José. Além de ser uma obra feita com madeira de araucária, tipicamente paranaense, a cultura é preservada na igreja por meio da religiosidade e da vida social que a rodeia, com suas tradições, ensino da língua e atividades de folclore. O trabalho de restauro será coordenado pelo Instituto Arquibrasil, com o apoio do IPHAN e patrocínio da Caixa Econômica Federal.
O inventário de edificações da imigração polonesa e ucraniana do Centro Sul do Paraná está sendo realizado por iniciativa do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. A área de abrangência do inventário inclúi 22 municipios do Estado: Palmeira, São João do Triunfo, São Mateus do Sul, Antônio Olinto, Paula Freitas, Paulo Frontin, Mallet, Rio Azul, Rebouças, Irati, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Imbituva, Guamiranga, Prudentópolis, Ipiranga, Ivaí, Reserva, Cruz Machado, Porto Vitória, União da Vitória e General Carneiro. Com isso, foram realizados trabalhos de prospecção visando a identificação e reconhecimento de residências, imóveis comerciais e industriais, igrejas de rito latino, igrejas de rito ucraniano e ortodoxo, cemitérios, escolas e clubes recreativos, totalizando 148 imóveis identificados e 108 inventariados.
No Paraná, a maioria dos imigrantes ucranianos chegaram a partir de 1895. Estima-se que foram mais de 10 mil famílias que formaram comunidades em Curitiba e no interior do estado.
O Paraná é o estado com maiores influências da cultura polonesa no Brasil. Muitos descendentes falam o idioma polonês como língua materna. Um grande número de imigrantes estabeleceram-se no país entre 1869 e 1920. Estima-se que 60.000 poloneses vieram para o Brasil nesta época e estabeleceram-se em Curitiba e no interior do estado. Com um número estimado em mais de 1,8 milhão descendentes no Brasil, os poloneses se tornaram uma grande influência na cultura brasileira.
Numa pequena análise da cultura eslava, partindo de uma foto que seja, de uma indumentária, de uma casa tradicional, de uma canção folclórica, de uma comida típica, de uma celebração religiosa, podemos perceber como esses sistemas simbólicos atuam, e como eles exercem um poder estruturante, por serem estruturados. Tudo é interligado e todos entendem estes códigos, que são também códigos de linguagem e comunicação. Para aqueles que não fazem parte desta comunidade pode parecer muito estranho e não fazer nenhum sentido, mas para aqueles que fazem parte tudo se interliga e conversa entre si, são as partes uma quebra-cabeça que é o próprio conjunto, mesmo sendo uma peça, é também o todo, pois ela traz implícitamente todos os símbolos da cultura, mesmo uma foto ou uma comida típica, isoladamente, pode representar o ápice da cultura, pois seu simbolismo possui um poder estruturante que fala por si só e não seria exagero dizer que para o imigrante/descendente, tal símbolo é a própria pátria, a própria Polônia ou a própria Ucrânia.

Nenhum comentário: