Seguidores

terça-feira, 5 de abril de 2011

Casamento Polonês



Hoje me surpreendi com notícias familiares na web. Dados então até obscuros para mim, que me lembro apenas de minha vó paterna contar vagamente em minha infância. E tais dados procedem, pois a pesquisa foi feita pelo grande historiador da região, o nosso querido professor José Maria Horreda, meu grande amigo que tive o prazer de compartilhar matérias da história local na Revista do Centenário, Encontei estes dados no seguinte site: www.polonesesnobrasil.com.br:


Casamento em 19/ set/ 1925 Iraty -Gonçalves Junior Barra Mansa
Adão Stelmarchuck (Stelmarczuk)nascido 24/12/1903 filho de José Stelmarczuk e Rosália com Maria Parepinski nascida em 08/maio/1907 filha de João Paripinsky (falecido em 28-04-1923) e Josepha Parapinski.

Obito em 29/ maio / 1935 de Adão Stelmarczuk com 31 anos de idade (da Polônia) filho de José Stelmarczuk e Rosália poloneses casados e residentes em Ponte Alta.
Deixando viúva Maria e filhos: Leonardo, Ana, Leonor, Henrique, Antonia.

Os dados acima são do casamento de meu bisavõ Adão Stelmarsczuk e também de sua morte aos 31 anos de idade, e também faz menção a viúva Maria e seus filhos: Leonardo, Ana, Leonor, Henrique, Antonia, destes Leonardo e Leonor já falecidos, sendo Henrique meu avô.
Nesta página são colocados os dados de pesquisas realizados por Silvia Regina Parapinski Massera e colaboradores sobre os antepassados e outras pessoas relacionadas que viveram na Colônia Iraty (Barra Mansa), mais tarde denominada Conçalves Junior: (Município de Irati - Paraná. Famílias que poavaram a Colônia Gonçalves Junior-Pr.Estes registros são verídicos e foram extraidos do Cartório de Gonçalves Junior.
Em homenagem ao meu avô Henrique e minha vó Silvia posto a foto do casamento deles, no mais tradicional estilo polonês, realizado na comunidade de Cadeadinho-Irai-PR.

3 comentários:

silvia disse...

Ola Primo.
Sou neta do Francisco Parapinski irmão de sua bisavó Maria.

parapinski ((arroba)) terra.com.br

Me escreva quero trocar informações, conversei com a Ana filha de Maria e irmã do Henrique em 2005 e ela me passou a história da morte do Adão seu Bisavô.
meu avô foi para Peabiru em 1935.

silvia disse...

Oi primo

Sou a Silvia do site www.polonesesnobrasil.com.br

Me escreva - no site tem meu e-mail.

Sou neta do Francisco irmão de sua bisavó Maria.

HENRY CLAUDE STELMARSCZUK disse...

Olá Silvia, tudo bem???
Desculpa a demora mas só agora que vi seus recados no meu site... assim que vi já entrei em contato para saber mais de vc e de seus parentes, já que somo primos, eu sou neto do Henrique que é irmão da Ana com que vc conversou, ambos filhos de Maria... fiquei muito feliz por vc ter escrito no meu blog, assim que entro em contato com vc temos a chance de ligar nossos laços familiares e fortalecer ainda mais a descendência polonesa e ucraniana...
Grande abraço!!!
Aguardo seu contato...
Felicidades...